Fechar o Ciclo

Os edifícios de alojamento turístico são grandes consumidores de energia, água e recursos. O sector do turismo, como tal, é responsável por 5% das emissões de carbono no mundo e, dentro do sector, o transporte de turistas e o alojamento são as atividades com maior impacte.

Sendo a atividade do alojamento grande consumidora de recursos, as suas estratégias não se devem focar apenas na reciclagem, mas, prioritariamente, na redução do consumo. Para tal, aplicar medidas de economia circular é vital, onde a recuperação, a reutilização, a reparação, a valorização e a regeneração devem ser as bases.

No caso da Madeira, a estada em hotéis destaca-se como a atividade de turismo que mais contribui para o VAB regional. Considerando a dimensão da indústria do alojamento e o seu consumo de materiais, verifica-se que esta é uma atividade chave para atingir os objetivos da Madeira no âmbito da economia circular.

As boas práticas da economia circular no sector de alojamento turístico podem abranger os edifícios e a sua construção, o mobiliário e os aparelhos elétricos e eletrónicos, a decoração e os seus produtos e serviços.

Repensar o funcionamento das instalações e a forma como os serviços são prestados.

Identificar os consumos e mapear a produção de resíduos. Estas medidas permitem identificar áreas prioritárias e sustentam a decisão sobre as medidas a implementar para reduzir os consumos.

Instalar tecnologias que apoiem o controlo do consumo de materiais e da produção de resíduos.

Criar um plano de gestão com foco na redução dos consumos.

Estabelecer compromissos de reporte ambiental que incluam a economia circular.

Envolver todos os colaboradores nas medidas e objetivos estabelecidos, criando um ambiente de trabalho com objetivos partilhados.

Eliminar a utilização de embalagens ou produtos descartáveis, quer nos espaços destinados aos clientes, quer nos espaços destinados aos colaboradores (p.ex.: substituir as garrafas plásticas de água por garrafas de vidro).

Optar pelo consumo de produtos sustentáveis e locais, com certificado de responsabilidade ambiental (p.ex.: produtos com certificado Cradle to Cradle).

Aplicar medidas de economia circular nos restaurantes, consulte aqui


Optar pela compra de materiais e produtos de elevada qualidade, duradouros e resistentes, que permitam a sua utilização durante um período alargado.

Dar preferência a mobiliário e decoração com ecodesign, produzidos com materiais sustentáveis como a madeira de produção sustentável. (p.ex.: madeira de produção sustentável).

Optar por produtos, móveis, tecidos e outros produzidos com materiais reciclados.

Reparar e reutilizar tudo o que seja possível reparar e reutilizar.

No caso das substituições indispensáveis, doar os produtos e equipamentos antigos a uma entidade de cariz social.

Envolver os clientes nos esforços para contribuir para uma economia mais circular. Disponibilizar informação clara das medidas que estão a ser implementadas e informar os clientes como podem contribuir.

Refletir sobre o uso de recursos na sua atividade e no seu desempenho circular.

A adoção de posturas, comportamentos e ações que promovam a redução e a reutilização de recursos é uma ferramenta que permite às empresas aumentar a sua promoção no que respeita à responsabilidade ambiental e social, podendo constituir um fator diferenciador no momento da escolha por parte do cliente.

Para conhecer mais sobre as iniciativas no sector do alojamento e das tecnologias aplicadas, consulte os exemplos. Poderá ainda descarregar o Guia de Boas Práticas para o setor do turismo disponível neste site.