Com base nos investimentos previstos pelo Governo Regional para este setor, as metas estabelecidas para a gestão de resíduos urbanos para a Região Autónoma da Madeira foram ultrapassadas em 2019.
O Governo Regional tem vindo a promover vários projetos com foco na economia circular, em particular, na valorização de resíduos de construção e demolição (RCD’s), que em 2020, representaram 43% da produção global de resíduos na região da Autónoma, num valor de cerca de 300 mil toneladas.
Para demonstrar o seu empenho na melhoria do desempenho circular da Região, Susana Prada, a Secretária Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, visitou recentemente a empresa Panáribloco, que produz blocos para construção com recurso a matérias-primas secundárias com origem em RCD’s. Esta prática baseia-se em princípios fundamentais de Economia Circular pela reintrodução de resíduos nos processos produtivos
A aposta do Governo no apoio e investimento em projetos na área da Economia Circular tem desta forma tido resultados concretos na Região.
Região Autónoma da Madeira publica a Brochura Madeira Circular e divulga a Plataforma Madeira Circular
Ver mais