Notícias

Pacto Português para os Plásticos apresenta primeiro relatório

A Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC), membro institucional do Pacto Português para os Plásticos (PPP), tem o prazer de partilhar o Primeiro Relatório de Progresso da iniciativa.

Nesta iniciativa, liderada pela Associação Smart Waste Portugal, os participantes comprometeram-se a desenvolver esforços, individuais e coletivos, no sentido de atingir as cinco metas ambiciosas, até 2025: i) eliminar os plásticos de uso único problemáticos e/ou desnecessários; ii) 100% das embalagens de plástico reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis; iii) 70% taxa de reciclagem de embalagens de plásticos; iv) 30% de incorporação de plástico reciclado, em média, nas novas embalagens de plásticos; e v) educar e sensibilizar o consumidor para o uso sustentável e circular dos plásticos.

Na sequência da participação no PPP, várias empresas começaram a aplicar medidas de boas práticas, por exemplo, para a redução do consumo das garrafas de plástico virgem. A Empresa de Cervejas da Madeira, dona das marcas Brisa, Coral e Atlântida (entre outras) pôs em prática medidas de redução da gramagem de todas as suas garrafas de PET, apostando na inovação destas embalagens. Esta prática resultou numa redução da produçao dos resíduos de plástico de garrafas e cápsulas PET das marcas de bebidas que comercializa e distribui.

Tal como o exemplo da Empresa de Cervejas da Madeira, o relatório apresentado pelo PPP demonstra já uma evolução positiva em 2020 das empresas signatárias nas várias metas assumidas.

Informação adicional

Conheça mais sobre o Pacto Português para os Plásticos, em www.pactoplasticos.pt, e junte-se a esta caminhada!

Descarregue o Primeiro Relatório de Progresso do PPP: https://qrty.io/2Tgkzl

Para ficar a saber mais sobre as boas práticas da Empresa de Cervejas da Madeira, consulte

https://madeiracircular.pt/casos-estudo/empresa-de-cervejas-da-madeira

Mais notícias

17 de Dezembro de 2021

Madeira supera metas para gestão de resíduos urbanos

Ver mais
13 de Dezembro de 2021

Pacto Português para os Plásticos apresenta primeiro relatório

Ver mais
15 de Junho de 2021

Região Autónoma da Madeira publica a Brochura Madeira Circular e divulga a Plataforma Madeira Circular

Ver mais